Publicado em 11 setembro de 2026 às 17:34
Com 776 pessoas inscritas, iniciativa do CRP-03 celebrou os 20 anos do CREPOP com atividades em diferentes regiões do estado
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) encerrou, em agosto, mais uma edição do Mês PSI, iniciativa que reúne a categoria em torno de temas relevantes para a Psicologia e para a sociedade. Em 2026, as ações tiveram como eixo “A Psicologia nas Políticas Públicas da Bahia: 20 anos do CREPOP” e contaram com 776 pessoas inscritas nas diferentes atividades realizadas ao longo do mês.
As ações foram definidas a partir de propostas apresentadas por psicólogas e psicólogos de diferentes regiões da Bahia, por meio de edital. A iniciativa possibilitou a participação da categoria na construção da agenda e promoveu discussões sobre diferentes campos de inserção profissional, considerando as especificidades dos territórios e as demandas sociais que atravessam o trabalho da Psicologia.
CREPOP completa duas décadas
A edição deste ano foi marcada pelos 20 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Criado para contribuir com a qualificação da presença da Psicologia nas políticas públicas, o Centro produz referências técnicas e reúne conhecimentos que subsidiam a prática profissional em diferentes áreas.
A celebração também integrou as ações relacionadas ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto, destacando a dimensão ética e social da profissão e a contribuição da Psicologia para a garantia de direitos.
Debates contemplaram diferentes territórios e áreas
As atividades presenciais aconteceram em Feira de Santana, Itabuna e Salvador, além de encontros realizados de forma on-line. A diversidade de formatos e localidades ampliou o acesso às discussões e acompanhou a política de interiorização das ações desenvolvida pelo CRP-03.
Saúde, educação, assistência social, mobilidade urbana e segurança pública estiveram entre os campos abordados durante o mês. Os debates também incorporaram questões como direitos humanos, relações étnico-raciais, gênero, acessibilidade, povos originários e diversidade, evidenciando a dimensão transversal das políticas públicas e os diferentes contextos em que a Psicologia está inserida.
A programação incluiu discussões sobre a Psicologia Perinatal no contexto da reprodução humana assistida, os desafios da formação em serviço na Atenção Primária à Saúde por meio da Residência Multiprofissional e as contribuições da profissão para a saúde indígena e o Bem Viver nos territórios.
A mobilidade urbana também esteve entre os temas debatidos, a partir das barreiras que dificultam o direito de ir e vir. Já a interface entre segurança pública, direitos humanos e saúde mental foi abordada com base na experiência de uma política pública piloto destinada ao atendimento de pessoas afetadas pela violência letal.
Questões relacionadas a racismo, saúde e direitos humanos, a partir de uma perspectiva interseccional, também integraram os encontros. Outro debate tratou da saúde mental de pais e cuidadores de pessoas neurodivergentes e da responsabilidade do poder público na construção de estratégias de cuidado e suporte.
Encerrando esse ciclo de discussões, a relação entre Psicologia Escolar, universidade e saberes indígenas trouxe reflexões sobre formação, diversidade de conhecimentos e formulação de políticas públicas.
Evento em Salvador marcou encerramento
O Mês PSI 2026 foi encerrado em 28 de agosto, em Salvador, com o evento “Atuação da Psicologia nas Políticas Públicas: 20 Anos do CREPOP”. Realizado no Centro de Cultura Vereador Manoel Querino, na Praça da Sé, o encontro reuniu a categoria para marcar as duas décadas do CREPOP e discutir os caminhos da Psicologia nas políticas públicas da Bahia.
Além dos debates, o público teve acesso ao stand da Biblioteca do CREPOP e a serviços oferecidos pelo CRP-03, entre eles entrega de Carteira de Identidade Profissional (CIP), primeiro registro, coleta de biometria para a nova carteira e atendimento financeiro.
A atividade também contou com uma programação cultural, com roda de capoeira, poesia e apresentação da Banda CAPS, proporcionando um momento de integração entre a categoria e diferentes expressões culturais.
Ao longo de agosto, o Mês PSI reafirmou a importância de ampliar o diálogo sobre a inserção da Psicologia nas políticas públicas e de aproximar o Conselho e a categoria das diferentes realidades presentes na Bahia.
Confira os conteúdos
Parte das atividades realizadas durante o Mês PSI 2026 está disponível no canal do CRP-03 no YouTube, @crpbahiavideos. Os vídeos podem ser acessados para acompanhar os debates na íntegra.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Mês PSI 2026 amplia debate sobre a presença da Psicologia nas políticas públicas da Bahia
Com 776 pessoas inscritas, iniciativa do CRP-03 celebrou os 20 anos do CREPOP com atividades em diferentes regiões do estado […]
Publicado em 11 setembro de 2026 às 17:34CRP-03 divulga resultado do processo de cadastramento de Defensoras/es Dativas/os
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) divulga o resultado do processo de cadastramento de Defensoras/es Dativas/os, realizado em […]
Publicado em 11 setembro de 2026 às 17:34CRP-03 reúne profissionais para discutir a formação em Psicologia Escolar
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), por meio da Comissão de Educação e da Comissão de Formação (COMFORM), […]
Publicado em 11 setembro de 2026 às 17:34